LemosPassos

Grupo LemosPassos é destaque no Dia Internacional do Jovem trabalhador

03.05.17

A data foi criada pela Organização Internacional do Trabalho para incentivar aumento das oportunidades de trabalho, capacitação e formação do jovem estudante. No Brasil, a Lei da Aprendizagem (n° 10.097/2000) determina que empresas de médio a grande porte possuam entre 5% e 15% de jovens aprendizes no seu quadro de funcionários. É o que faz o Grupo LemosPassos, empresa baiana do ramo alimentício que tem atuação nacional e emprega, hoje, cerca de 50 trabalhadores entre 16 e 24 anos.

Para o gerente de Recursos Humanos da empresa, Manoel Filho, esta não é uma oportunidade dada apenas aos jovens, há vantagens para a empresa também. “O custo é menor para o contratante, mas a melhor parte é ter pessoas ávidas por conhecimento, sem acomodações. A falta de experiência é vista por muitos gestores como um obstáculo, mas, na verdade, pode ser um ganho para quem contrata, já que o colaborador assume a função sem vícios adquiridos ao longo da vida profissional, que trazem também o novo pra gente, novas ideias, formas de enxergar o mercado”, opina.

Um exemplo de sucesso é Mariana dos Santos, de 23 anos, que obteve sua primeira experiência no mercado de trabalho ainda como jovem aprendiz na LemosPassos aos 21 anos e, em menos de um ano, foi efetivada pela empresa como assistente administrativa. Hoje, Mariana é responsável por todo controle da frequência e registro de ponto dos funcionários de todas as unidades nos seis Estados onde atua a LemosPassos (Bahia, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Amapá e Goiás).