LemosPassos

Vatapá de abóbora é uma alternativa para a ceia da Semana Santa

29.03.18

Na Semana Santa é tradição entre os baianos reunir a família para um almoço com mesa farta, cheia de pratos tradicionais como o delicioso vatapá. Mas, e se você estiver passando por algum momento de restrição alimentar? Não puder consumir glúten, seja por dieta ou intolerância ao alimento?

Para estas pessoas, o chef de cozinha, Jesus Almeida, consultor gastronômico do Grupo LemosPassos, sugere como alternativa o vatapá de abóbora. Neste preparo, a abóbora vai substituir o pão, e todos os demais ingredientes serão basicamente os mesmos. A abóbora sugerida é a cabotiá, também conhecida como abóbora japonesa, que tem menos água em sua estrutura e vai dar uma melhor consistência à receita, sem necessidade de adicionar um engrossante. “O sabor é delicioso, e ele pode ser servido com os demais pratos que se costuma fazer nestas ocasiões como a moqueca de peixe, o bacalhau e o caruru. Essa junção de sabores é perfeitamente possível e saborosa”, aponta Almeida. O Chef lembra que o prato pode ser uma alternativa para os portadores da doença celíaca. Estas pessoas possuem uma reação imunológica ao glúten, que ao ingeri-lo causa uma inflamação grave no intestino.

Anote aí os ingredientes e o passo a passo da receita do vatapá de abóbora.

Ingredientes
– 2 kg pedaços de abóbora cabotiá (japonesa)
– 1/4 de um maço pequeno de coentro picado
– 1 cebola grande
– 100 ml de leite de coco
– 60 gramas de castanha de caju moída
– 60 gramas de amendoim torrado e moído
– 100 gramas de camarão seco e defumado moído
– Gengibre ralado a gosto
– 50 ml de azeite de dendê

Modo de preparo

  • Lave e descasque a abóbora, asse enrolada em papel-alumínio até ficar bem macia.
  • Bata a cebola no liquidificador e reserve. Passe a abóbora por uma peneira até obter um creme liso, e reserve.
  • Em uma panela, refogue no azeite de dendê com a cebola batida, o camarão moído, e deixe cozinhar por uns dois minutos. Adicione o amendoim, a castanha, e retorne ao fogo para cozinhar por mais uns 5 minutos, e reserve.
  • Em uma panela, com o auxílio de colher plástica ou fouet mexa o creme de abóbora, adicione o refogado, o leite de coco e o gengibre ralado, e leve ao fogo para cozinhar até obter uma a consistência desejada. Finalize com o coentro picado e sirva quente.

 

Fonte: digabahia.com.br