LemosPassos

Receitas e Dicas para um verão saudável.

12.01.18

O verão chegou e com ele o calor e a necessidade de manter a alimentação saudável e leve e a hidratação do corpo. Para aproveitar tudo o que o verão tem a oferecer, seguem algumas dicas para manter a alimentação equilibrada na estação mais vibrante do ano!

 

ALIMENTOS

 

  1. Saladas: As saladas são alimentos leves e saudáveis e que ajudam nosso organismo a funcionar melhor.  Opte pelas opções mais leves, compostas por folhosos misturadas a  legumes e frutas. Para não “pesar” escolha molhos leves, como o italiano e outros sem maionese, mas se gostar de molhos cremosos, há receitas que substituem a maionese por iogurte natural e ficam muito saborosas, sem engordar. (Receita de maracujá – 1))

 

  1. Carnes magras: As carnes são alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico (boa absorção), assim, é importante manter o consumo diário desses alimentos, escolhendo sempre opções mais magras (frango, peixes e carnes bovinas e suínas não gordurosas). A forma de preparação também é importante, assim, prefira preparar as carnes de forma cozida, assada ou grelhada. Lembre que não abusar das gorduras de origem animal é uma dica que deve valer para todas as estações!

 

  1. Massas integrais: As massas podem ser consumidas, desde que sem exageros. Massas integrais são boas opções e fornecem fibras para melhor funcionamento do intestino. Prefira molhos mais leves a base de tomate ou pestos. (receita 2)

 

  1. Frutas: As frutas são alimentos maravilhosos para o calor. Nos dias muito quentes, prefira as ricas em água, como melancia, melão, laranja e tangerina. Já a banana, uva e abacate, por exemplo, são ricos em potássio, ajudando a recompor a substância geralmente perdida pelo suor. Coloque as frutas na geladeira para que fiquem bem geladinhas e se jogue!

 

  1. Sanduíches leves: No verão, não queremos perder nem um segundo de diversão e sol. Assim, os sanduíches, pela sua praticidade, tornam-se muitas vezes boas opções para substituição ao almoço ou jantar. Para torná-los saudáveis e leves, escolha pães integrais e com grãos, opte por recheios que misturem carnes brancas, frios ou queijos magros com folhosos e legumes crus.

BEBIDAS

 

  1. Água: O verão é uma época fantástica, dias de sol, mais longos, muita diversão…Porém, é também nessa época que nosso corpo perde mais líquidos, então, o consumo de água torna-se ainda mais importante. O consumo diário deve ser de cerca de 2,5L de água (cerca de 35ml por cada kg de peso corporal). Então, não esqueça de beber bastante água e não espere ter sede, estabeleça uma pausa a cada hora para saborear uma pagua fresquinha. As águas saborizadas naturais (feitas em casa) são opções deliciosas para manter a hidratação. (receita 3)

 

  1. Água de coco: Rica em potássio, a água de coco é uma excelente alternativa aos refrigerantes além de ser saborosa, repor eletrólitos perdidos com o suor e não engorda.

 

  1. Smoothies: Sucesso dos últimos verões, o coquetel gelado feito com iogurte e frutas praticamente não tem gordura – principalmente se feita com iogurte natural – é gostoso e rico em vitaminas. (receita 4)

 

  1. Sucos naturais: Esqueça os refrigerantes e sucos industrializados! O que refresca, hidrata e faz bem mesmo para a saúde são os sucos feitos com a própria fruta, e que são  ricos em vitaminas e minerais.

 

  1. Chás gelados: Os chás gelados, refrescam seus dias de verão e é uma excelente maneira de se manter hidratado e energizado. O chá é uma bebida feita a partir da infusão de folhas, flores, raízes ou pedaços de frutas em água quente, que pode ser gelado depois de pronto. Infusões também são chamadas de chá. Quando é feito com folhas secas, preparado em casa, as propriedades das plantas são preservadas. É uma opção saudável, pois possui baixo valor calórico, hidrata o corpo, refresca e é diurético. (receita)