LemosPassos

Prevenção ao Câncer de Próstata

05.11.18

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Recomenda-se fazer regularmente os exames preventivos, principalmente os homens acima de 40 anos.

Como prevenir?

Adotar práticas saudáveis como não fumar, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, praticar exercícios e ter uma alimentação saudável ajuda a prevenir o câncer de próstata.

Alimentos que ajudam na prevenção do câncer de próstata:

Os peixes Salmão, Sardinha, Atum e Truta são ricos em ômega-3. O ômega-3 é uma gordura saudável, que previne inflamações no corpo. Estudos mostram que suplementos de óleo de peixe e uma dieta com pouca gordura diminuem o crescimento das células cancerosas da próstata.

Tomates e outros frutos vermelhos são alimentos que ajudam na prevenção do câncer de próstata. Esses alimentos contêm licopeno, que é um antioxidante muito eficaz. Encontrado no tomate e derivados, melancia, entre outros.

 

A Soja possui a isoflavona, um nutriente que diminui o risco do câncer de próstata. Os alimentos que contêm isoflavona são o queijo de soja, ou tofu, ervilhas, lentilhas, brotos de alfafa e amendoim.